Páginas

domingo, 5 de setembro de 2021

Chega de fugir!



Êxodo 2.11: “Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia.

Saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando; e disse ao culpado: Por que espancas o teu próximo? O qual respondeu: Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Com certeza o descobriram. Informado desse caso, procurou Faraó matar a Moisés; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã; e assentou-se junto a um poço.”

Moisés foi o único homem hebreu de sua geração que sobreviveu. Os outros, logo após o nascimento, por uma determinação de Faraó, foram afogados no rio Nilo.

Deus tinha um propósito para a vida dele. Moisés foi levantado para ser libertador, mas aquele momento de fúria o afastou de sua missão. Por que ele precisou esconder as provas do assassinato? Porque, no fundo, ele sabia que não havia agido da forma correta.

Quando algo dá errado em nossas vidas, é muito difícil reconhecermos nossa responsabilidade e encararmos as consequências. Em vez disso, agimos como Moisés: fugimos!

Quando nos justificamos ou abandonamos nossa posição, deixamos de dar espaço para o Senhor trabalhar em nossas vidas, nos perdoar, nos justificar e nos restaurar.

Em vez de assumirmos nossas escolhas, terceirizamos a responsabilidade: “Por que Deus permitiu?”. Mas, antes de agir daquela maneira, você pediu para o Senhor uma orientação?

Precisamos ter consciência de que:

1- Para superarmos nossos fracassos, precisamos assumir nossos erros e decidir mudar!

Deus não precisa mudar, quem precisa mudar somos nós. Não podemos mais pensar, sentir e reagir da mesma maneira!

2- Não somos fracassados quando algo dá errado, mas quando desistimos!

É quando chegamos à conclusão de que nunca seremos felizes em determinadas áreas!

Moisés se deixou levar por suas emoções e deduções. Na tentativa de defender alguém do seu povo, afastou-se de sua missão que era superior.

Moisés não foi levantado para defender apenas um hebreu e fazer justiça com as próprias mãos, mas para libertar todos!

Quando ele entendeu isso, voltou ao Egito e assumiu as rédeas da situação.

3- Precisamos nos abrir para o Senhor moldar o nosso caráter

Caráter é um conjunto de características. No decorrer do nosso desenvolvimento, acabamos deixando que os ambientes que frequentamos, que nossa criação e que nossos traumas definam nossa personalidade e qual será o nosso destino!

Moisés não era egípcio e também não era reconhecido como hebreu. Ele era o filho adotivo da filha do Faraó. Sua identidade não estava bem definida. Como ele poderia, diante daquela dura realidade, assumir uma posição de liderança? Porque o propósito de Deus é soberano!

O nosso histórico só pode interromper a história que o Senhor tem para nós se permitirmos! O fracasso e o sucesso dependem de nossas escolhas!

Gálatas 6: 7 a 9: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos canse de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”

Jesus morreu? Morreu! Foi injustiçado? Foi! Foi humilhado? Foi! Mas, ao terceiro dia, Ele venceu e ressuscitou!

Só é vencido pela morte quem não quer sair da sepultura! A situação pela qual você está passando não define quem você é, mas suas reações, sim!

Êxodo 3.10: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”

Quem tem respondido por você? Sua fé ou seu fracasso? Seu histórico de derrota ou sua história com Deus?

Não desista dos planos que Ele tem para a sua vida! Retome sua posição e vá à luta, porque maior do que este gigante que se levantou é aquele que habita em você!

Salmos 46.10: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus...”

Isaías 1.19: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

Lucas 1.9 e 10: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.”

Não importa o que você pode, mas o que Ele pode através de você! Supere seus fracassos, levante, assuma sua posição e ande de acordo com os propósitos de Deus!