Páginas

sábado, 21 de março de 2020

De onde eu tiro forças para continuar?


Gênesis 26.1 a 6 e 12 a 22: “Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 

Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Isaque, pois, ficou em Gerar.

Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.

Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.  

Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. 

Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.”

Por três vezes, Isaque mudou de lugar! Os filisteus iam atrás, entulhando todos os seus poços.

É como aquelas situações que nos perseguem e nos impedem de ir pra frente. Pode ser o desemprego, alguma enfermidade, clientes inadimplentes, dívidas...  

Parece que todo o esforço de Isaque era em vão! Parece que tudo o que ele fazia não dava certo.

Além dos prejuízos, Isaque e sua família eram constantemente afrontados. Tudo porque aquele povo tinha inveja! Sabe como o invejoso é? Além de desejar o que é seu, ele faz de tudo para você deixar de ter.

Isaque era aquele tipo de pessoa que tinha tudo para dar certo, mas dava errado. Sabe como é? É quando você leva meses para fazer um relatório detalhado para seu chefe e, na hora de imprimir, a máquina quebra! É quando você tem uma ideia inovadora que vai resolver todos os problemas da sua empresa, mas chega alguém que rouba sua ideia e a apresenta no seu lugar! É quando, na primeira semana no novo trabalho, você simplesmente fica doente! É algo inexplicável! É quando você acha que encontrou o amor da sua vida e, de repente, ele te trai com sua melhor amiga!

São situações distintas, mas que causam um grande estrago em nossas vidas, a ponto de ficarmos desolados!

De onde será que Isaque tirava forças para continuar? Com certeza, não era da terra, porque aquela região era desértica. Com certeza, ele não tirou das circunstâncias, porque elas eram totalmente desfavoráveis.

Sabe, Isaque pode ser um grande exemplo para nós! Ele tirou forças da Palavra de Deus. Sabe o que o Senhor disse? “Fique aí! Aguente firme, porque Eu vou te prosperar!”. E foi exatamente isso que aconteceu.

A grande verdade é que todo o ganho exige um preço a ser pago. A gente só vive as promessas de Deus, quando a gente persevera. A gente é testado para ser aprovado. Mesmo desempregado, mesmo abandonado, mesmo enfermo, mesmo traído, você não vai desistir!

Deus dá graça para aquele que persevera, para aquele que é fiel, para aquele que anda para frente.

Agora, se você não busca ouvir a Palavra de Deus, não tem jeito mesmo. Como você vai tirar forças daquilo que você não conhece, daquilo que você não acredita, daquilo que você não tem contato...?

Jesus disse: “Vocês erram, vocês sofrem, porque vocês não conhecem a Palavra de Deus e o Meu poder!”. Então, venha conhecer a Palavra de Deus!

Quando Jesus foi tentado por Satanás, Ele disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus!”.


A palavra tem o poder de edificar e de destruir. O mundo foi criado através da palavra. Você sabe muito bem disso, né? Quantas vezes por causa de algo que você falou, você acabou criando a maior briga?

Em vez de brigar, em vez de amaldiçoar, em vez de reclamar, você vai reproduzir o que você recebeu de um altar santo, de um lugar que tem andado em vitória, de um lugar que tem andado em conquista!

A palavra de Deus traz à existência, corta o mal, renova nossas forças, edifica e nos dá vitória.


Pense nisso!