Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2018

Desde quando isso é amizade?


A palavra que eu quero repartir com vocês hoje está em 2 Samuel 13. Esta mensagem mostra como uma amizade pode terminar em uma grande tragédia.

Amnon era um dos filhos de Davi. Ele se apaixonou perdidamente por Tamar, sua irmã por parte de pai. Os dois também eram irmãos de Absalão, primeiro filho de Davi.

2 Samuel 13.2: “Angustiou-se Amnon por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma”

Amnon tinha um amigo chamado Jonadabe. Este homem, que também era irmão de Davi, o aconselhou a se fingir de doente e pedir para que Tamar lhe fizesse algo para comer. O plano era trazer a moça para o quarto de Amnon, para que este abusasse dela.  

Tamar, sem ao menos desconfiar das intenções do irmão, caiu na armadilha e foi violentada. Depois que Amnon fez tudo o que queria, sentiu nojo dela e a expulsou.  

2 Samuel 13.11 a 15: “Quando lhos oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti. 

Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela. Depois, Amnon sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela que o amor que ele lhe votara. Disse-lhe Amnon: Levanta-te, vai-te embora.”

Depois deste ato de violência tão terrível, que foi fruto do conselho de um “amigo”, uma grande guerra começou na casa de Davi – inclusive, esta foi a única guerra que Davi não venceu.

Tome cuidado com aqueles que você elege como amigos! Tome cuidado com os conselhos que você está seguindo! Amigo de verdade não te leva a destruir sua família, seu trabalho, seu ministério, seus estudos...

Quem é seu amigo tem que ser amigo da sua família também, tem que ser amigo do seu casamento também, tem que ser amigo do seu trabalho também e tem que ser amigo do seu Deus também, porque ele reconhece o bem que o Senhor te faz.

Quem é amigo de verdade não destrói, não mata, não rouba e não desperta de você o pior! Amigo de verdade não te incentiva a praticar o mal, mas te incentiva a fazer o que é certo, independente do fato de você concordar ou não.

Aquela situação desestruturou completamente uma família inteira. Aquele péssimo conselho não terminou só no abuso de Tamar, mas em morte. Amnon foi morto pelo seu próprio irmão, Absalão. 

E eu pergunto: Desde quando isso é amizade? Como você pode chamar de amigo aquele que prejudica sua família, ou que te leva a fazer isso?

Como você chama de amigo aquele que te incentiva a ferir as pessoas que merecem o seu melhor?

Como você pode chamar de amigo aquele que faz de tudo para você sair da igreja, onde sua vida foi restaurada?

Como você pode chamar de amigo aquele que te incentiva a trair sua esposa?

Como você pode chamar de amigo aquele que banca o seu vício?

Como você pode chamar de amigo aquele que te incentiva a mentir para seus pais?

Sabe qual deve ser o seu termômetro? O Salmo 1, que diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”

Será que o seu coração e as suas carências não estão te enganando? O que essa amizade te traz de bom? Diversão? Mas o preço é muito alto!

Quando semeamos no lugar erro

Outro erro muito comum é separamos o nosso melhor para aqueles que só querem nos ver mal! Este foi o caso de Tamar. Ela estava apenas querendo agradar e servir seu irmão. Existem pessoas que são assim: em nome de uma falsa amizade, tiram tudo de nós, e, depois, desaparecem, nos descartam.

Amizades verdadeiras

Amizade, sem amor, não é amizade! E o amor? O amor constrói, edifica, consola, corrige o que está errado, se entrega, paga um preço, não se alegra com a destruição, promove a reconciliação, ou seja, nos torna melhores e mais felizes!


Pense nisso!