Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Quais foram os diferenciais de Ester?


O Pensamento do Dia de hoje está no livro de Ester 2. Uma dica! Medite no livro todo. É um manual de sabedoria! Faça um propósito de ler pelo menos um capítulo por dia!

Vamos falar hoje sobre duas mulheres totalmente diferentes, mas que tiveram a mesma oportunidade! Qual delas é você?

O rei Assuero, também conhecido como Artaxerxes, era extremamente rico e muito poderoso. Na época, ele "dominava" o mundo.

Como era de costume, ele deu um banquete para todos os príncipes e nobres. A festa real durou dias, porque, além dos quitutes, o rei mostrava aos representantes dos outros reinos todas as suas conquistas e seus exércitos.

Para o final do banquete, Assuero quis mostrar o que ele tinha de mais valioso, sua esposa Vasti, que além de linda, era com certeza filha de algum rei porque, naquela época, os casamentos eram constituídos por alianças entre reinados, com a finalidade de fortalecê-los. Apesar da boa intenção, Vasti simplesmente recusou o convite de seu marido. 

A rebeldia tem um preço

Não sei o que Vasti pensou antes de tomar aquela atitude, mas foi algo que arrebentou, literalmente, com sua vida. Muitas vezes, você precisa discernir se é a hora certa de empinar essa carroça, sabe por quê? Porque ela pode voltar e passar por cima da sua cabeça.

Com os seus chiliques, com as suas loucuras, com o seu orgulho e com sua rebeldia, você está plantando sua própria destruição. Em meio aquela situação, no mínimo vexatória, os nobres e os príncipes vieram ao rei e disseram: “Um homem poderoso como o senhor não pode passar por esse tipo de situação. Se deixarmos assim, isso vai se espalhar, de tal forma que todas as mulheres se sentirão no direito de ter a mesma postura de rebelião. É o seguinte: que ela nunca mais entre na sua presença. Nem que ela fique o resto da vida trancada. O reinado para ela acabou.” O rei, obviamente, concordou com a proposta e instituiu uma lei.

Não existe lógica humana nos propósitos do Senhor

O tempo passou e o rei Assuero estava extremamente carente de uma esposa. Apesar de ter diversas mulheres à sua disposição, faltou a oficial, a rainha. Para solucionar a crise sentimental do rei, os conselheiros decidiram criar uma espécie de concurso de beleza entre as mulheres virgens dos reinados.

Neste concurso, todas se apresentavam ao rei. Mas tem um detalhe, se Assuero não se agradece, ela estava perdida. Como ela tinha passado uma noite com o rei, ela teria que ficar jogada na casa das mulheres para o resto de sua vida. Ester, nossa personagem principal de hoje, não foi a esse concurso por opção, ela era uma das virgens, ou seja, foi praticamente obrigada. Ela era escrava, órfã... Sabe, humanamente falando, como ela poderia competir com a filha de um rei, linda e nobre como Vasti?

Ester poderia ter sua vida acabada, assim como outras mulheres. Mas seu tio, um homem muito sábio, que a havia adotado, orou por ela e a enviou, porque ele sabia que maior do que toda beleza, toda fortuna, toda educação, toda etiqueta, todo o dote do mundo, era a graça de Deus sobre a vida de Ester.

Sabe o que é graça? É favor imerecido! Debaixo daquela palavra, Ester se preparou durante um ano, na casa das mulheres, para se apresentar diante do rei. Ela alcançou favor de todos os organizadores daquela casa, não porque era “a famosa”, “a rica”, “a educada”, “a formada”, aquela que falava dez línguas, a que tinha PHD... não... porque ela tinha a presença de Deus.

Humildade traz honra e justiça

No dia em que ela foi sorteada para passar a noite com Assuero, ela pediu conselhos sobre a roupa e a postura que deveria ter. Ester, com muita humildade, aceitou todos eles. Quem respeita as autoridades que estão sobre si e as obedece com humildade, Deus a abençoa.

Deus exalta o humilde, mas resiste aos soberbos. Isso é tão verdadeiro, que na Bíblia está escrito que, quando Ester apresentou ao Rei, ele a amou mais do que todas as mulheres. Ela alcançou, perante ele, favor e benevolência. Dá para explicar o amor?

O amor faz com que a pessoa tenha uma beleza, um favor e uma graça de Deus insuperáveis. Faz com que a pessoa seja desejada. Tem gente que, ao estabelecer uma aliança com Deus, fica mais linda ainda.

Você não precisa de artifícios para ser reconhecida

Muitas vezes, você acha que não consegue as coisas, por não possuir determinados artifícios. Em nome de Jesus, busque a Deus, peça para que Ele te dê graça e favor para que você trabalhe naquela empresa que você deseja, para que você desperte desejo nas pessoas de estar com você, de andar com você.

Quando a gente tem o Espírito Santo de Deus, a gente se torna agradável, amada e insubstituível. Dizem que não existe ninguém insubstituível. Quem é esse mentiroso? As suas funções, muita gente pode até substituir, mas o espaço no coração de quem te ama, não.

Virtudes são mais importantes do que a beleza

O rei Assuero conheceu a verdadeira esposa. Ester foi uma grande bênção para a vida dele, o livrou de pessoas mal intencionadas e fez dele um rei, que até hoje, é conhecido e estimado. Isso ficou registrado na história do povo de Deus.

Ester foi amada, honrada, ela não tinha somente um titulo de rainha, ela, de fato, reinou em vida, porque a graça e o favor de Deus superabundaram, capacitando, ajudando e a abençoando. Sabe qual era o segredo dela? Ester buscava a Deus e honrava suas autoridades.

Você pode até ter pouco, humanamente falando, mas nas mãos de Deus, haverá uma multiplicação abundante, e você viverá muito além dos teus sonhos.

Não desista de você, não se conforme, levante-se, busque ao Senhor, e você saberá o que é ter sua vida transformada, como foi com Ester, que de escrava se tornou rainha e uma mulher mais que vencedora!

Pense nisso!